Conheça a Vila da Música

Nossa história

Localizada na cidade do Crato – CE, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira foi inaugurada em 11 de março de 2017 e é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) criado no interior do estado, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Sua ação está voltada para a formação e fruição artístico-cultural de crianças, jovens e adultos, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), cujo fundador, nos anos de 1970, foi o Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

A Vila da Música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à instituição, fomentando a cidadania por meio da educação dos sentidos e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável na região do Cariri.

Anualmente, em média 720 alunos recebem formação gratuita em 24 cursos musicais. O Núcleo de Programas de Formação Musical dispõe de seis cursos no Núcleo Infância (musicalização, flauta doce, teclado, violino, violão e ukulelê) e no Núcleo Juvenil/Adulto são 20 cursos distribuídos nos núcleos: cordas, teclas, sopros, vozes e teoria musical.

Além disso, o local realiza atividades formativas na linguagem musical (cursos, oficinas, práticas imersivas etc.), que contemplam alunos e professores da Vila da Música, bem como o público externo. 

Há ainda, no âmbito da Vila da Música, o Núcleo de Práticas Coletivas, um programa de fomento à formação e manutenção de grupos musicais e orquestras, constituído por professores, estudantes e músicos convidados.

Missão: Contribuir para a promoção da socialização e da formação humana, fomentando a cidadania através de atividades formativas em música e fruição das artes, acessíveis para crianças, jovens e adultos.

Visão: Consolidar-se como espaço de referência na formação musical, fomento à pesquisa, produção e difusão da música na região do Cariri, assegurando a democratização do acesso aos processos formativos e educativos em artes e cultura como dimensões vitais para inclusão social, promoção da cidadania e diversidade cultural.

Valores: 

  • Ética, respeito e transparência;
  • Eficiência, comprometimento e responsabilidade na prestação de serviços e no investimento dos recursos públicos;
  • Centralidade nas pessoas;
  • Transversalidade;
  • Diversidade.

Padre Ágio:

vocação e inspiração

A longevidade é inspiração cotidiana para o projeto Vila da Música. Sua fonte foi um religioso, Monsenhor Ágio Augusto Moreira, falecido em 2019 aos 101 anos de idade, dos quais 50 anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte, Crato (CE), lugar onde viveu até o fim dos seus dias.

Monsenhor Ágio nasceu em 5 de fevereiro de 1918, na cidade de Quixará, hoje Farias Brito, na época terras pertencentes ao município de Assaré. O padre iniciou a formação religiosa aos doze anos. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde se aprimorou em música clássica e Canto Gregoriano, e depois concluiu os estudos no Seminário São José, no Crato.

Sacerdote simples e piedoso, exímio escritor e músico, foi professor de canto gregoriano, italiano, grego e francês no Seminário São José, em Crato. Também foi vigário cooperador nas cidades de Jardim, Icó, Farias Brito e Iguatu. O título de “monsenhor” veio em 2003, por indicação do então bispo diocesano, Dom Fernando Panico. Aos 100 anos, lançou o livro “Padre Cícero Romão Batista: O maior líder espiritual do Nordeste Brasileiro”.                         

Antes da SOLIBEL, padre Ágio também foi precursor da Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos e da Orquestra Sinfônica Padre David Moreira, ambas voltadas à formação em música.

Monsenhor Ágio impulsionou no Belmonte um trabalho social inclusivo, cujos frutos podem ser percebidos no legado de amor pela música, consciência de coletividade e empatia social, eixos fundantes dos seus ensinamentos às várias gerações de musicistas que com ele aprenderam desde as primeiras notas.

A Vila da Música representa, portanto, a concretização do sonho do Padre Ágio de ampliar, democraticamente, o acesso das pessoas aos processos formativos e educativos em arte e cultura, especialmente na linguagem musical.

Quem faz a Vila da Música

Ficha Técnica

Lucinha Rodrigues

Gestora Executiva

Mano Grangeiro

Assessor Administrativo

Maria Carvalho

Coordenadora de Formação Complementar

Elvis Nazário

Coordenador Pedagógico

Mônica Vitoriano

Supervisora de Programação

Renata Linard

Indja

Rose Severo

Núcleo de Comunicação

Verlucia Nogueira

Coordenadora de Pesquisa Patrimônio Cultural

Ana Maria Siebra

Assistente de Diretoria

Taylanne Santana

Assistente Administrativa

Lenilda Cabral

Secretária

Graça Pereira

Recepção

Fábio Eugênio

Galdino Nascimento

Isaac Silva

Juarez Monteiro

Leone Frazão

Marcelo Bugi

Marisa Galdino

Nielson Medeiros

Paulo Diniz

Pedro Paulo

Thomas Ravelly

Wesley Santana

Professores

Raimundo Bugi

Luciana Ferreira

Francisco Garcia

Zeladoria

Fernando Figueiredo

José Roberto Medeiros

Vigilância

Pular para o conteúdo