29 nov, 2024 | Notícias

Vila da Música abre inscrições para seleção de bolsas remunerados

As inscrições podem ser feitas de 2 a 7 de dezembro, de forma on-line

A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está oferecendo 30 bolsas remuneradas. Os bolsistas atuarão em monitoria nas turmas de instrumento e matérias teóricas da Vila da Música (tanto das turmas de formação contínua como nos cursos livres); prestarão assistência e auxílio na parte organizacional e de produção musical e participação nos grupos artísticos do Equipamento. As inscrições podem ser feitas entre 2 e 7 de dezembro de forma on-line.

Quais os valores da remuneração?

As bolsas remuneradas têm duração de quatro meses, começando em dezembro de 2024 e finalizando em março de 2025. Os bolsistas de nível intermediário receberão R$350,00 mensais. Já os bolsistas de nível avançado, vão receber R$650,00 por mês.

Quem pode concorrer às vagas?

O edital é aberto ao público geral. Podem concorrer os candidatos com, no mínimo, 12 anos completos até o dia do ato da inscrição. Cada candidato poderá concorrer somente a uma vaga de bolsa.

As 30 vagas serão distribuídas entre instrumentistas de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), de cordas dedilhadas (violão e guitarra elétrica), de teclas (piano), de sopro (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa e trombone) e percussionistas dos grupos artísticos: Orquestra de Cordas da Vila da Música, Camerata de Violões Ágio Moreira, Grupo de Sopro Zequinha de Abreu, Orquestra Juvenil Vila da Música, Orquestra Padre David Moreira e Orquestra Solibel Jovem.

Políticas afirmativas

Para cumprir as diretrizes do Plano Estadual de Cultura, estabelecido pela Lei 16.026, de 1 de junho de 2016, e fazer avançar políticas mais sólidas direcionadas a uma agenda afirmativa, serão beneficiadas pessoas pertencentes a povos originários/indígenas; negras pretas e negras pardas; pertencentes a comunidades quilombolas; ciganas; com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O edital reserva 40% do total de vagas para os candidatos acima mencionados: 20% pessoas negras e pardas (6 vagas), 5% indígenas (2 vagas), 5% quilombolas (2 vagas) e 10% para pessoas com deficiência (3 vagas). Para concorrer à reserva de vagas como pessoa negra, o candidato deverá, no ato da inscrição, anexar a autodeclaração de que é pessoa preta ou parda, conforme quesito cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para concorrer à reserva de vagas como pessoa indígena ou quilombola, o candidato deverá, na ficha de inscrição, anexar a declaração que comprove as informações sobre a etnia/grupo à qual pertence. Para concorrer à reserva de vagas como pessoa com deficiência, a pessoa proponente deve apresentar laudo médico caracterizador de deficiência. Quando as vagas reservadas não forem preenchidas, a Comissão de Avaliação e Seleção poderá remanejar as vagas para ampla concorrência. 

Sobre as fases da seleção

O processo seletivo contará com duas fases: a primeira é a análise da documentação exigida no edital e do currículo. Na segunda fase, a banca avaliará o nível de desenvolvimento do candidato a partir do teste prático presencial e o classificará de acordo com as categorias da bolsa: nível médio ou nível avançado. Depois, acontecerá uma prova prática que consiste na execução de uma peça, de livre escolha do candidato, sem acompanhamento. Logo após, o avaliado terá que executar a leitura de uma peça à primeira vista. É indicado que o aluno leve o seu próprio instrumento, mas é possível utilizar os instrumentos da Escola no caso de contrabaixo acústico e piano.

CRONOGRAMA

FASEDATA
Inscrições dos candidatos2 a 7 de dezembro de 2024 
Realização da primeira fase8 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado da primeira fase9 de dezembro de 2024
Realização da segunda fase10 e 11 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado final da segunda fase12 de dezembro de 2024
Assinatura dos documentos da bolsa13 de dezembro de 2024
Início das atividades pelos bolsistas16 de dezembro de 2024

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Endereço: Av. José Horácio Pequeno, 1335-1367 – Belmonte, Crato – CE

Contato: (88) 9 9445-3149 – WhatsApp e ligação (atendimento on-line de 9h às 17h)

Mais informações: Instagram e site 

1ª ERRATA EDITAL DE BOLSAS 2024/25

Edital completo

Link para inscrição

RESULTADO DA PRIMEIRA FASE

Pular para o conteúdo