Conheça a Vila da Música

Nossa história
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 2017, é a primeira escola de música do Governo do Ceará no interior do estado.
A Vila nasce com forte influência na experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), cujo fundador, nos anos de 1970, foi o Monsenhor Ágio Augusto Moreira. A Escola atende desde a primeira infância, com alunos de 4 e 5 anos, até a terceira idade. São oferecidos cursos livres, cursos continuados e cursos complementares.
Os cursos livres têm a carga horária reduzida. Nos cursos continuados, os alunos progridem em módulos, com uma carga horária ampliada. Dentro dos cursos continuados, o estudante integra disciplinas complementares, que são teoria, percepção e solfejo, e práticas coletivas.
A Vila oferece ainda, para a comunidade em geral, sem a necessidade de ser aluno dos cursos ofertados, as formações complementares. As formações complementares incluem oficinas, palestras e rodas de conversa com músicos, professores, Mestres da Cultura e profissionais do meio artístico.
Atualmente, a Escola conta com 26 cursos de formação, sendo 15 continuados, 2 complementares (ligados à formação continuada) e 9 cursos livres. Em 2025, foram realizadas 577 matrículas, envolvendo 479 estudantes únicos, organizados em 93 turmas. Hoje, a instituição conta com 13 docentes em sua equipe.
-
Missão:
Promover a formação artística por meio do ensino de música, valorizando o território e sua memória, em diálogo com metodologias diversas, para contribuir com o desenvolvimento sociocultural.
-
Visão:
Consolidar-se como referência no ensino básico de música, a partir de uma diversidade metodológica na formação musical, englobando as sonoridades da região do Cariri e do mundo.
-
Valores:
- Ética e transparência
- Excelência dos processos pedagógicos e valorização do corpo docente
- Valorização da diversidade regional e territorial Democratização do acesso ao ensino musical
- Respeito, profissionalismo e acolhimento

Padre Ágio
vocação e inspiração
A longevidade é inspiração cotidiana para o projeto Vila da Música. Sua fonte foi um religioso, Monsenhor Ágio Augusto Moreira, falecido em 2019 aos 101 anos de idade, dos quais 50 anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte, Crato (CE), lugar onde viveu até o fim dos seus dias.
Monsenhor Ágio nasceu em 5 de fevereiro de 1918, na cidade de Quixará, hoje Farias Brito, na época terras pertencentes ao município de Assaré. O Padre iniciou a formação religiosa aos doze anos. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde se aprimorou em música clássica e Canto Gregoriano, e depois concluiu os estudos no Seminário São José, no Crato.
Sacerdote simples e piedoso, exímio escritor e músico, foi professor de canto gregoriano, italiano, grego e francês no Seminário São José, em Crato. Também foi vigário cooperador nas cidades de Jardim, Icó, Farias Brito e Iguatu. O título de “monsenhor” veio em 2003, por indicação do então bispo diocesano, Dom Fernando Panico. Aos 100 anos, lançou o livro “Padre Cícero Romão Batista: O maior líder espiritual do Nordeste Brasileiro”.
Antes da SOLIBEL, Padre Ágio também foi precursor da Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos e da Orquestra Sinfônica Padre David Moreira, ambas voltadas à formação em música.
Monsenhor Ágio impulsionou no Belmonte um trabalho social inclusivo, cujos frutos podem ser percebidos no legado de amor pela música, consciência de coletividade e empatia social, eixos fundantes dos seus ensinamentos às várias gerações de musicistas que com ele aprenderam desde as primeiras notas.
A Vila da Música representa, portanto, a concretização do sonho do Padre Ágio de ampliar, democraticamente, o acesso das pessoas aos processos formativos e educativos em arte e cultura, especialmente na linguagem musical.