A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira recebeu, no dia 10 de outubro, o espetáculo infantil La Úrsula, apresentado pela Companhia Jornada Brincante. O evento aconteceu de forma gratuita, reunindo a criançada que já é aluna da Vila e também da comunidade no auditório Izaíra Silvino.
Afinal, o que significa La Úrsula?
La Ursa é uma manifestação carnavalesca presente no Nordeste, que consiste no uso de fantasias de urso enquanto são entoadas marchinhas. A mais comum é “a la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”. De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a brincadeira La Ursa teve origem com os ciganos europeus, que percorriam a cidade com animais e dançavam de porta em porta para receber moedas.
Além de homenagear esta tradição cultural, o espetáculo da Companhia Jornada Brincante La Úrsula trouxe música, mágica e jogos com o público. Esta atividade já foi uma das atrações da Jornada de Saberes Brincantes, evento feito pelo ALDEIAS Ponto de Cultura, na Chapada do Araripe; do RODA – Festival de Artes para Infâncias, promovido pelo Sesc Garanhuns; além de outras programações culturais.
A Companhia Jornada Brincante é um projeto criado por Alice Maravilha e Gustav Cabriolar, que valoriza a importância da brincadeira e da ludicidade. O casal trabalha com múltiplas linguagens da arte, com foco no teatro de bonecos, palhaçaria e a música, e bebe de fontes da cultura e educação populares para desenvolver seus espetáculos, pesquisas e oficinas.
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).