A Camerata de Violões Ágio Moreira encerrou a programação artística do dia 21/7, no 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba. O evento acontece de 20 a 27 de julho em Viçosa do Ceará. O grupo apresentou o concerto “Dedilhados Nordestinos – do Armonial ao Contemporâneo”, no Theatro Pedro II.
Isaac Silva, professor da Vila da Música e um dos fundadores da Camerata, se diz honrado em participar pela primeira vez do Festival Mi em Viçosa do Ceará. “”A gente sempre quis ir para o Festival Mi, em Viçosa. Foi uma honra estar lá na cidade. Nós já nos apresentamos no Festival Mi Cariri, mas lá foi a primeira vez. Para quase todos da Camerata, foi a primeira apresentação em outro município. Tivemos uma preparação intensa, trabalho duro para preparar as peças e tudo mais. A gratificação disso é ver que impactou tantas pessoas. Muita gente vendo a música Nordestina, a música armorial que a gente tocou”, destaca.
Fundada em 2017, a Camerata de Violões Ágio Moreira é pioneira na sua região pela arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução solos, duos, trios, quartetos e organização orquestral para violões, tendo como missão o semear da música bem executada neste instrumento.
O grupo de violonistas da Vila da Música, de formação discente e docente, é constituído por 12 integrantes. Com um repertório dinâmico entre o popular e o erudito, dispõe de músicas folclóricas internacionais, música regional caririense, música armorial e música erudita contemporânea.
O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Tem como parceiros a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-CE), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Com foco na educação continuada, a escola proporciona experiências formativas de música, abrangendo desde a musicalização da primeira infância, com alunos de 4 e 5 anos, até o público da terceira idade.
Tem como inspiração maior o legado de Padre Ágio, que sonhou uma escola de música para as pessoas do campo. A escola opera em tempo integral, oferecendo um ensino totalmente gratuito para a comunidade.