Grupos artísticos

Orquestra Padre David Moreira

A Orquestra Padre David Moreira (OPDM) foi fundada na década de 1970, pelo ilustre Monsenhor Ágio Augusto Moreira, ainda na Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos e posteriormente Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL). Atualmente, a OPDM é um grupo residente na Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Sob a regência do Maestro Marcelo Bugi, a orquestra vem desenvolvendo um repertório diversificado, prestando homenagem aos grandes nomes da música popular brasileira e mundial.

Orquestra Solibel Jovem

A OSJ – Orquestra Solibel Jovem, grupo artístico da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, foi fundada em 2015 pelos músicos Leone Frazão e Wesley Santana. A OSJ revela, em sua expressão artística, a confluência de timbres e estéticas musicais que se vestem de uma roupagem jovem, buscando difundir a música popular, como ferramenta de transformação do espaço musical caririense.

Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu

A Banda de Música Zequinha de Abreu foi criada no ano de 1979, na Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos- SOLIBEL, tendo como idealizador o Mons. Ágio Augusto Moreira. Atualmente, a Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu vem desenvolvendo um trabalho de formação musical, que envolve, no mesmo grupo artístico, professores(as) e estudantes da Escola Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira, tendo como um dos seus objetivos fomentar a prática musical de sopro no cenário musical caririense e a formação musical de crianças, jovens e adultos a partir da prática musical coletiva.

Orquestra Juvenil Vila da Música

Constituída por alunos egressos do Núcleo Infância dos cursos continuados de formação musical da Vila da Música, essa orquestra está sob a regência e tutoria do Maestro Marcelo Bugi, com o auxílio do professor Nielson Medeiros. Atualmente, o grupo é constituído de 18 pessoas, todas alunas dos cursos de formação musical continuada da Vila da Música.

Camerata de Violões Ágio Moreira

Fundada em 2017, a Camerata de Violões Ágio Moreira é pioneira na sua região pela arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução solos, duos, trios, quartetos e organização orquestral para violões, tendo como missão o semear da música bem executada neste instrumento. O grupo de violonistas da Vila da Música, de formação discente e docente, é constituído por 9 integrantes. Com um repertório dinâmico entre o popular e o erudito, dispõe de músicas folclóricas internacionais, música regional caririense, música armorial e música erudita contemporânea. Atualmente, o grupo desenvolve uma pesquisa junto às músicas de tradição popular, como bandas cabaçais, reisados e música armorial.

Pular para o conteúdo