A Vila da Música foi palco de um importante debate sobre a memória do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, data em que se completaram 79 anos da morte do Beato José Lourenço, líder da comunidade. A roda de conversa aconteceu no lançamento do livro da professora e pesquisadora Maria Loureto, filha de um dos últimos remanescentes do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Eleutério Tavares de Lira, falecido em 1993.
O evento aconteceu no Auditório Izaira Silvino e contou com a mediação do professor Marcos Leonel e com a participação do músico e luthier João Nicodemos. Nomes importantes da cultura participaram deste momento, como a Secretária Municipal de Cultura do Crato, Fabiana Vieira, e a cordelista e Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, Josenir Lacerda.
Os alunos da Escola Aderson da Franca Alencar, localizada no Belmonte, estiveram presentes neste momento que foi uma verdadeira aula sobre resistência e memória.
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).