Integrantes da mesa-redonda “Acervos e Cartografias Sonoras”. Da esquerda para a direita: Mestre Nando Guerreiro, um homem negro, de roupa e sandálias brancas; Fabiano Piúba, homem branco também de roupas brancas; professora Letícia Bertelli, uma mulher branca, de cabelos castanhos longos, usando um vestido azul e casaquinho branco e calçando um sapato branco; por fim, o professor Márcio Mattos, usando camisa estampada colorida, em tons de rosa e vermelho, calça jeans e sapatos brancos com detalhes em preto. Todos estão sentados em cadeiras de couro, em cima do palco, onde há um banner da Vila da Música ao fundo.

Vila da Música celebra oito anos com lançamento de livro e acervo que reúne transcrições em partituras de músicas da tradição popular

No dia 11 de março de 2025, data em que celebra oito anos de existência, a Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato (CE), reafirmou o seu compromisso com a valorização, salvaguarda e difusão dos saberes e sons da região do Cariri e seus protagonistas. A Vila, que é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lançou o livro e o acervo virtual resultantes da pesquisa “Musicalidades do Cariri: Patrimônio, Acervo e Memória”. A programação contou com a presença de importantes pesquisadores e de Mestres e Mestras que fazem parte deste projeto.

O que é a pesquisa “Musicalidades do Cariri: Patrimônio, Acervo e Memória”

Iniciada em 2022 pela equipe da Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, a pesquisa explora expressões como Bandas Cabaçais, Rabecas, Maracatu, Reisados, Cantoria de Viola e Coco, entre outras, em diálogo direto com mestres, artistas e pesquisadores. Além de documentar e preservar essas tradições, inclusive com a transcrição em cadernos de partituras de mais de 100 músicas da tradição popular, o projeto valoriza a diversidade musical e rítmica da região, promovendo a educação patrimonial, a conexão intergeracional e o registro destes saberes que, até então, em sua maioria, estavam sendo disseminados, sobretudo, através da oralidade.

Estão dentro da pesquisa mais de 50 mestres e mestras da tradição, mais de 20 músicos, artistas e pesquisadores e 15 expressões culturais. Foram contemplados 16 municípios: Assaré, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras, Potengi, Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre. 

O acervo está disponível no site oficial do projeto, convidando o público a mergulhar na riqueza cultural do Cariri. Verlucia Nogueira, musicista e pesquisadora da música tradicional, coordena o projeto “Musicalidades do Cariri: Patrimônio, Acervo e Memória” da Escola Vila da Música. Ela conta que os registros presentes no livro e no acervo buscam transmitir a naturalidade da prosa e da escuta tão características dos mestres e mestras da tradição. “Eu sempre tive o desejo de trabalhar com uma cartografia musical daqui, da minha terra, o Cariri cearense. Embora essa multiplicidade de linguagens fosse idealizada desde o início do projeto, foi ao longo do processo que outras camadas de entendimentos ganharam sentido. Um trabalho bastante desafiador, mas um resultado gratificante e ainda bastante raro nesta área de músicas da tradição popular”, diz. 

Programação teve presença de Mestres e Mestras da cultura e de grandes nomes da pesquisa em musicologia

O lançamento do livro e do acervo resultantes da pesquisa “Musicalidades do Cariri: Patrimônio, Acervo e Memória” teve início com a apresentação musical da Banda Cabaçal Mestre Elias Rosinha, que existe há mais de três décadas na cidade de Brejo Santo e é uma das principais expressões culturais do município. 

Em seguida, Verlucia Nogueira, coordenadora da pesquisa, apresentou os dados obtidos e mostrou como acessar o acervo virtual disponível no site da Escola Vila da Música. A mesa-redonda “Musicalidades do Cariri: Acervos e Cartografias Sonoras” encerrou a agenda de lançamento e contou com grandes nomes da Musicologia e da Cultura Popular: Letícia Bertelli (SP), doutora e mestra em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Márcio Mattos, doutor em Música pela Universidade Complutense de Madri, mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará e professor do curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Cariri; Mestre Nando Guerreiro (CE), mestre de guerreiro, reisados, brincante de vários folguedos da cultura popular, músico, pesquisador e arte-educador e Fabiano Piúba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC). O Auditório Izaira Silvino recebeu ilustres Mestres e Mestras, como Mestre Aldenir, Mestre Dodô, Mestra Marinez, Mestra Josenir Lacerda e Mestra Zulene.

Com muito amor e gratidão, a Vila homenageou o eterno guardião da Floresta Nacional do Araripe, Mestre Galdino. Seu irmão, Mestre Raimundo, emocionou a todos com uma cantiga de Maneiro Pau, narrando a trajetória do Mestre-Semente e sua imensa generosidade. Mestra Esmeralda encantou com um cordel dedicado à equipe da Escola, enquanto Mestra Josenir presenteou o público com uma bela poesia, honrando nossos encantados, especialmente Mestre Galdino e Mestra Margarida.

Lucinha Rodrigues, gestora da Vila da Música, ressalta que iniciativas como esta despertam nas novas gerações o pertencimento e valorização das raízes culturais. “Na Vila, acreditamos que o conhecimento da nossa própria cultura é essencial para a formação de cidadãos conscientes e engajados. Por isso, seguimos comprometidos em divulgar esse trabalho, garantindo que as futuras gerações tenham acesso à riqueza musical e artística do Cariri. Que esse projeto siga inspirando e fortalecendo nossa identidade cultural!”.

Sobre a Vila da Música

A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).