A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para o “Projeto Mulheres na Técnica – Oficina de Roadie para Mulheres”, ministrado pela produtora cultural Ravena Monte. O curso é gratuito e acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, pela manhã e tarde, na Vila da Música.
O objetivo geral da formação é ensinar noções básicas da profissão de roadie para mulheres, principalmente para as LGBTQIAPN+, que tenham interesse em conhecer a área técnica e o funcionamento do backstage de eventos musicais.
Mas, afinal, o que faz um roadie?
O roadie é o profissional responsável por toda a estrutura de pré-produção de um show. Ele participa da montagem e desmontagem do palco, posicionamento e afinação dos instrumentos, testes de som, e assistência aos músicos durante a apresentação. Durante o espetáculo, o roadie tem de estar sempre atento. Podem sempre acontecer imprevistos, falhas técnicas, equipamentos que deixam de funcionar. Os roadies precisam estar sempre ali para resolver esses problemas.
Sobre as inscrições e o curso
As interessadas podem se inscrever gratuitamente neste link. As aulas acontecerão nos dias 25 e 26 de setembro, de 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no auditório Izaíra Silvino – Vila da Música (Av. José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte, Crato, Ceará).
O Projeto Mulheres na Técnica – Oficina de Roadies para Mulheres pretende contribuir com a difusão da profissão de roadie, que está, cada vez mais, saindo da categoria “desconhecida” para “imprescindível” na cadeia da música. Por perceber que ainda é uma profissão majoritariamente masculina, esse curso tem como público-alvo mulheres lésbicas, bissexuais, cis, trans e travestis, visando a participação deste público em espaços de backstage e produção técnica.
O curso busca ensinar noções básicas, termos técnicos, comportamentos no palco, aprimorando e fortalecendo ainda mais a categoria da “graxa”. São poucas as instituições que oferecem uma formação voltada para a área técnica. Com esse intuito, o projeto quer implementar uma conscientização e, quem sabe, um novo mercado de profissionais femininas aptas a desenvolverem suas práticas em festivais, mostras e/ou acompanhar bandas em turnês.
Serviço:
Projeto Mulheres na Técnica – Oficina de Roadie para Mulheres, com Ravena Monte
Data e horário: 25 e 26 de setembro, 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Local: Auditório Izaíra Silvino – Vila da Música. Endereço: Av. José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte, Crato, Ceará
Inscrições: https://acesse.one/RPrXh
Classificação indicativa: 16 anos