A atividade integra o XVI Encontro Mestres do Mundo, que acontece entre 5 e 7 de dezembro
O Auditório Izaira Silvino, aqui na Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, foi palco de uma aula de história e ancestralidade, ministrada por Fábio Carvalho. Fábio é produtor cultural e músico capixaba, ex-integrante do grupo Manimal. Ele é considerado precursor do chamado ‘afrocongobeat’ e ministrou a Oficina de Ritmos Afro-capixabas (congo e percussão orgânica), atividade que integra a programação do XVI Encontro Mestres do Mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.
Fábio mostrou aos participantes o instrumento chamado de casaca, também conhecido por reco reco de cabeça e taquara de bambu dentado. O músico explica que esse objeto só existe no Congo capixaba e é fruto da contribuição indígena. A cabeça do instrumento é um tipo de ex-voto, uma homenagem aos mais velhos da tribo que já se foram. Foi um espaço de muita troca e reverência à ancestralidade.
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).